Fisco alerta que exigir factura contribui para reduzir carga fiscal no futuro
José António de Azevedo Pereira começa por assinalar que a partir do início do próximo ano “será obrigatória a emissão de factura por todas as vendas de bens e serviços mesmo quando os particulares não a exijam”, sendo que quando é emitida a factura, a Autoridade Tributária e Aduaneira “garante o controlo e a cobrança do IVA correspondente”, pelo que se tal não acontecer “esse controlo é impossível”.
Enumera depois as vantagens que os contribuintes têm em exigir que a factura seja emitida, como “aumentar as receitas fiscais, sem pagarmos mais impostos”, “aumentar a equidade e justiça entre todos os contribuintes portugueses” e “diminuir o défice orçamental e criar condições para uma redução futura da carga fiscal”.
PUB
Permitirá também, segundo o director-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, “criar melhores condições para que o nosso país possa ultrapassar com rapidez a fase difícil em que se encontra”.
Depois de elencar as vantagens de Azevedo Pereira enumera os contras de não exigir factura: Quem não pedir factura está a contribuir para “aumentar a evasão fiscal e enriquecer ilicitamente aqueles que não pagam impostos”, “diminuir a receita fiscal, que é uma riqueza de todos os portugueses” e a “prejudicar com mais impostos os contribuintes cumpridores”.
Azevedo pereira termina a mensagem prometendo para breve “mais informação acerca dos benefícios fiscais (até 250 euros) que serão proporcionados a quem exige factura”.
PUB
PUB
A partir de 1 de janeiro de 2013 será obrigatória a emissão de fatura por todas as vendas de bens e serviços mesmo quando os particulares não a exijam.
Quando é emitida fatura, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) garante o controlo e a cobrança do IVA correspondente. Se a fatura não for emitida esse controlo é impossível.
Se todos exigirmos fatura em todas as aquisições que efetuamos conseguiremos:
PUB
• Aumentar a riqueza conhecida que Portugal produz (PIB);
• Aumentar as receitas fiscais, sem pagarmos mais impostos;
• Aumentar a equidade e justiça entre todos os contribuintes portugueses;
PUB
• Diminuir o défice orçamental e criar condições para uma redução futura da carga fiscal;
• Criar melhores condições para que o nosso país possa ultrapassar com rapidez a fase díficil em que se encontra.
Quando não exigimos fatura contribuímos para:
PUB
• Aumentar a evasão fiscal e enriquecer ilicitamente aqueles que não pagam impostos;
• Diminuir a receita fiscal, que é uma riqueza de todos os portugueses;
• Prejudicar com mais impostos os contribuintes cumpridores.
PUB
O seu papel é decisivo. Exigir fatura não tem custos. É um direito e um dever de todos. E todos ganhamos. Portugal e cada um de nós.
Em breve receberá mais informação acerca dos benefícios fiscais (até € 250) que serão proporcionados a quem exige fatura.
Com os melhores cumprimentos.
PUB
O Diretor-Geral,
José António de Azevedo Pereira
Mais lidas
O Negócios recomenda