Gastronomia do Japão candidata a Património da Humanidade

A decisão poderá ser tomada no Outono de 2013. A candidatura foi justificada pela necessidade de devolver a confiança nos produtos alimentares depois do desastre de há um ano.
Lusa 11 de Março de 2012 às 09:00

O Governo nipónico vai apresentar os documentos necessários para o reconhecimento da "washoku", ou comida japonesa, à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no final deste mês, anunciou a agência noticiosa japonesa Kyodo.

A UNESCO poderá tomar uma decisão no Outono de 2013. Até agora, apenas quatro cozinhas integram a lista da UNESCO: a francesa, a mexicana, a mediterrânea e a turca.

PUB

O país procura também devolver a confiança no produtos alimentares, na sequência do desastre nuclear na central de Fukushima (noroeste do Japão), acrescentou a Kyodo.

O desastre nuclear de Fukushima, o pior desde Chernobil em 1986, levou a rigorosos controlos dos alimentos, especialmente depois de se encontrarem carne e cereais contaminados com radiação.

A cozinha japonesa é reconhecida internacionalmente e Tóquio apontada como a capital gastronómica do mundo pelo prestigiado guia Michelin.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais tsunami Japão Fukushima gastronomia Unesco
Pub
Pub
Pub