Gestão da água na agenda da reunião de ministros da Agricultura

Os ministros da região mediterrânea pedem "soluções inovadoras e abrangentes" para o problema da escassez de água que ameaça os sistemas alimentares e as áreas rurais.
José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas
Alexandre Azevedo
Lusa 25 de Janeiro de 2025 às 10:17

Os ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia (UE) reúnem-se, na segunda-feira, com a necessidade de uma gestão eficiente da água nos Estados-membros da região do Mediterrâneo, incluindo Portugal, na agenda dos debates.

Na agenda da reunião Conselho de Agricultura e Pescas da UE, na segunda-feira, está, entre outros temas, o debate de uma carta enviada pelos ministros da tutela de Chipre, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Itália, Malta e Portugal.

PUB

"A gestão eficiente e atempada da água pode ser uma ferramenta para melhorar a sustentabilidade e resiliência dos sistemas de produção de alimentos, dos recursos naturais (solos e ar) e dos ecossistemas", lê-se numa carta enviada pelos signatários à Comissão Europeia, em dezembro, e que será debatida na reunião.

Os ministros da região mediterrânea destacam ainda, na carta, que "a gestão da água é de crucial importância nos anos vindouros". E pedem "soluções inovadoras e abrangentes" para o problema da escassez de água, que ameaça os sistemas alimentares e as áreas rurais, incluindo financiamento para a gestão de riscos, infraestruturas para armazenamento de água, o uso de fontes de água não convencionais, sistemas avançados de irrigação, reutilização de recursos e adaptação e mitigação dos impactos da seca, entre outras.

Portugal estará representado pelo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais água agricultura União Europeia
Pub
Pub
Pub