Governo determina encerramento temporário da embaixada portuguesa em Teerão
O Governo português determinou o encerramento temporário da embaixada em Teerão e afirmou que prosseguem as operações de repatriamento no Médio Oriente, tendo hoje sido retirados mais sete portugueses do Irão.
O anúncio foi feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, nos Passos Perdidos no parlamento, à margem do debate do XXV Governo Constitucional.
PUB
Numa curta declaração, Rangel quis sinalizar que "as operações de repatriamento nos vários locais do Médio Oriente continuam".
"Mas hoje foi concluída a operação no Irão, embora ainda esteja em curso a sua fase final, saíram mais sete cidadãos portugueses e, na sequência disso, determinei o encerramento temporário da embaixada em Teerão devido à gravidade da situação atual", anunciou.
Questionado sobre quanto tempo poderá durar este encerramento, o ministro disse não poder ainda prever.
PUB
"Queria dar nota de que este encerramento será temporário, haverá um recuo para um outro país em que temos a embaixada e, assim que seja possível, será reaberta a embaixada", afirmou.
O ministro fez ainda questão de deixar "um agradecimento muito especial" a dois diplomatas: o encarregado de negócios André Oliveira, que estava em férias na sexta-feira e regressou logo no sábado de manhã para conduzir esta operação, e também ao técnico superior, Hélder Lourenço, que estava em missão especial de serviço diplomático.
"Os diplomatas portugueses - já tive essa experiência na Ucrânia, tenho tido no Médio Oriente, tenho tido também em África - em situações muito, muito complicadas, estão sempre presentes, arriscando muitas vezes as suas vidas", enalteceu.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Futebol Parlamento Férias Ministro (governo) Teerão Médio Oriente Paulo Rangel André Oliveira de Lima Hélder Lourenço Governo da República PortuguesaO imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda