Governo sem pedidos de empresas para via verde da imigração
A 'via verde' para grandes empresas recrutarem trabalhadores estrangeiros diretamente nos países de origem ainda não foi usada. Um mês e meio após a criação da 'via verde', a Direção-Geral dos Assuntos Consulares (DGAC) ainda não recebeu pedidos de vistos.
PUB
A notícia é avançada na edição desta quinta-feira, 15 de maio, do jornal Público, que afirma que o protocolo - uma das bandeiras da política migratória do Governo e que previa a emissão dos vistos em 20 dias - permanece inativo.
Cabe às confederações empresariais iniciar os pedidos junto à DGAC. No entanto, entidades como a Confederação do Turismo e a do Comércio e Serviços de Portugal disseram ao jornal não ter conhecimento de processos em andamento, apenas consultas informativas.
PUB
A Confederação de Agricultores Portugueses (CAP) é a única que reportou estar a acompanhar seis processos para 150 trabalhadores agrícolas provenientes da Europa do Leste, Ásia e Norte de África. No entanto, nenhum pedido foi concluído ou enviado à DGAC, alegando dificuldades na troca de informações com as empresas requerentes.
Mais lidas
O Negócios recomenda