Grande Porto tenta garantir quórum para ganhar a Eurovisão
Na passada sexta-feira, 26 de Maio, pela primeira vez neste mandato, o Conselho Metropolitano do Porto não conseguiu viabilizar a ordem de trabalhos por falta de quórum.
PUB
Numa sala onde faltava mais de metade dos 17 presidentes (que podem ser substituídos pelos seus vices), o presidente deste órgão e da Câmara de Santa Maria da Feira classificou de "lamentável" a ausência da maioria dos autarcas, tanto mais que estava prevista a discussão sobre a candidatura da Área Metropolitana do Porto (AMP) à realização do Festival Eurovisão da Canção de 2018, tendo o Europarque, situado na Feira, e o Multiusos de Gondomar como candidatos ao evento.
PUB
Na ocasião, Emídio Sousa anunciou que iria escrever ao Governo, "na qualidade de presidente do conselho metropolitano, a dar conta dessa vontade, depois de telefonar aos ausentes, para ver se concordam com a iniciativa".
PUB
Meia dúzia de dias antes, o presidente da Câmara da Feira e do Conselho Metropolitano tinha defendido que o Europarque deve ser considerado no processo de escolha do local para a realização do festival.
PUB
"A Área Metropolitana do Porto, tendo um equipamento de excelência como o Europarque, localizado em Santa Maria da Feira, poderia vir a receber o festival da Eurovisão. Penso que com uma verba, talvez, inferior a 10 milhões de euros, seria possível realizar o evento", afirmou Emídio Sousa, em declarações à Lusa.
PUB
Por sua vez, o presidente da RTP já veio publicamente garantir que a estação pública vai "analisar de cabeça aberta todas as possibilidades" para realizar o evento, garantindo que a escolha vai recair em "opções seguras".
PUB
Foi hoje entretanto anunciado que o Conselho Metropolitano do Porto se reúne amanhã, 31 de Maio, com o tema "Festival da Eurovisão na AMP" a surgir na nossa posição da ordem de trabalhos, esperando-se que não se repita a falta de quórum do último conclave, que inviabilizou, por exemplo, a discussão das contas da AMP de 2016, a audição do presidente da Metro do Porto, a candidatura da região ao acolhimento da Agência Europeia do Medicamento, e uma informação relativa à audição parlamentar sobre a proposta de lei que estabelece o quadro de transferências de competências para as autarquias locais.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Conselho Metropolitano do Porto festival Eurovisão Europarque Multiusos de Gondomar Emídio SousaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda