Imagens de satélite mostram a extensão dos incêndios na Madeira
Os incêndios abateram-se sobre a Madeira de forma implacável desde esta terça-feira, 9 de Agosto. Na noite de ontem as chamas atingiram mesmo o centro do Funchal, consumindo dezenas de casas e provocando a morte de, pelo menos, três pessoas. Mas a situação ainda não está resolvida. Imagens recolhidas pela NASA esta manhã mostram que ainda existem vários fogos activos nas partes mais altas do Funchal e também da Calheta e da Ponta do Pargo.
PUB
As imagens, que são disponibilizadas na ferramenta NASA Worldview, mostram que as chamas têm uma extensão impressionante. As colunas de fumo que se estão a dispersar na direcção sudoeste também se estendem durante vários quilómetros para o Oceano Atlântico.
PUB
PUB
Já chegaram à Madeira 115 operacionais provenientes do Continente para ajudar no combate às chamas, bem como 30 bombeiros dos Açores. As chamas ameaçaram, ao início da tarde, o complexo desportivo do Nacional da Madeira, na Choupana. Na Calheta, já foram deslocadas, pelo menos, 60 pessoas.
PUB
Esta manhã, o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, declarou que a situação na ilha "é complicada, mas não é catastrófica. A ilha está a funcionar", garantiu o governante, citado pela Lusa, durante uma conferência de imprensa que serviu de balanço das operações de combate aos incêndios.
PUB
O Governo Regional já decidiu pedir ao Estado português um apoio financeiro para custear a reconstrução e recuperação das infra-estruturas e actividades económicas e sociais afectadas pelos incêndios.
PUB
O Presidente da República vai deslocar-se até à Madeira esta tarde. O primeiro-ministro vai fazê-lo amanhã, quinta-feira.
Saber mais sobre...
Saber mais Incêndios fogos florestais Madeira Miguel Albuquerque Protecção CivilMais lidas
O Negócios recomenda