Irão diz que navio com bandeira portuguesa "pertence ao regime sionista"

O Irão afirmou esta segunda-feira que capturou o cargueiro MSC Aries, de bandeira portuguesa e com registo na Região Autónoma da Madeira, propriedade da empresa Zodiac Maritime Limited, por violação das normas marítimas internacionais.
Irão diz que navio com bandeira portuguesa "pertence ao regime sionista"
Negócios com Lusa 15 de Abril de 2024 às 12:55

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano afirmou esta segunda-feira que o navio com bandeira portuguesa foi capturado por violação das normas marítimas internacionais.

PUB

"O navio foi direcionado para águas territoriais iranianas devido à violação dos regulamentos marítimos internacionais e à falta de resposta às autoridades iranianas", disse Nasser Kanani, numa conferência de imprensa.

O diplomata afirmou que o navio "pertence ao regime sionista", referindo-se a Israel, e está a ser investigado pelas "autoridades competentes".

PUB

Nasser Kanaani garantiu ainda que o Irão está "comprometido com a livre navegação no Estreito de Ormuz", de acordo com o direito internacional. "O Irão está a vigiar todo o tráfego nesse estreito estratégico no âmbito da proteção dos seus interesses nacionais e soberania territorial e tem controlo total e responsável de todos os elementos de entrada e saída", disse.

A Guarda Revolucionária do Irão capturou o navio de carga associado a Israel no Golfo Pérsico no sábado, horas antes de lançar um ataque com mísseis e drones contra Israel. O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, descreveu a captura do navio como uma "operação de pirataria".

PUB

O embaixador de Portugal em Teerão, Carlos da Costa Neves, reuniu-se no domingo com o chefe da diplomacia do Irão, Hossein Amirabdollahian, para obter esclarecimentos sobre a captura do navio com pavilhão português no Estreito de Ormuz.

Na sequência desse encontro, fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) disse à Lusa que "o Governo continua a desenvolver todas as diligências previstas e adequadas".

PUB

"Atendendo ao novo contexto e à sensibilidade da situação, é aconselhável manter reserva", acrescentou a fonte do MNE, não dando mais pormenores sobre o encontro.

Questionada sobre se o Governo português pondera ou não agravar as medidas diplomáticas face a este incidente, a mesma fonte disse que essa hipótese não está excluída, tendo em conta o "constante acompanhamento e evolução" da situação.

PUB

O navio com pavilhão português, um porta-contentores, foi apreendido no sábado pelo Irão perto do Estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico, com um total de 25 tripulantes a bordo. O porta-contentores capturado está ligado à empresa Zodiac Maritime, parte do Grupo Zodiac, com uma frota de mais de 180 navios e pertencente ao bilionário israelita Eyal Ofer.

O navio saiu de Khalifa, nos Emirados Árabes Unidos, com destino a Nhava Sheva, na Índia, e a última posição recebida foi sexta-feira, exatamente no mesmo local perto do Estreito de Ormuz onde foi apresado.

PUB
Pub
Pub
Pub