Moody’s baixa "rating" da banca irlandesa para "lixo"
O Allied Irish Banks, o Educational Building Society (EBS) e o Irish Life & Permanent viram o seu “rating” descer para Ba2. As suas classificações estavam em Baa3, o último grau antes do nível especulativo.
O Bank of Ireland também desceu para o grau especulativo, mas conseguiu ficar com uma classificação de Ba1, o primeiro nível de “lixo”.
PUB
A classificação de risco que a Moody’s atribui à Irlanda está em Baa3, depois de ter sido reduzida na semana passada. Foi precisamente essa redução que levou agora a agência a baixar os “ratings” da banca, já que a maioria do capital do sector é detido pelo Estado.
“Se as metas de consolidação orçamental pretendidas não forem alcançadas, é provável que se siga um novo corte”, referiu hoje a Moody’s, acrescentando também que “uma maior deterioração na perspectiva económica do país poderá desencadear pressões de descida sobre o ‘rating’”.
Em comparação com Portugal, por exemplo, o BES e o BPI estão em Baa2, dois níveis acima de “lixo”, o grau a que a agência deixa de aconselhar investimento. Portugal está, para a casa de notação financeira, também nesse nível.
PUB
A agência cortou a notação dos bancos da Irlanda, depois de se terem realizado testes de stress ao sector financeiro do país. Segundo os resultados dessas análises à robustez financeira divulgadas no mês passado, os quatro bancos nacionais vão precisar de aumentos de capital de 24 mil milhões de euros.
Saber mais sobre...
Saber mais Irlanda testes de stress Moody's rating Allied Irish Banks Educational Building Society (EBS) Irish Life & Permanent Bank of IrelandA importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda