Morreu antiga dirigente da UGT e deputada socialista Elisa Damião
A antiga dirigente da União Geral de Trabalhadores (UGT) e deputada do PS entre a V e VI legislaturas Elisa Damião morreu hoje com 75 anos, disse à Lusa fonte do Conselho Económico e Social (CES).
Elisa Maria Ramos Damião foi deputada socialista eleita pelos círculos eleitorais de Braga (V Legislatura), Leiria (VI) e Lisboa (VII), entre 1987 e 1999, onde desempenhou o cargo de secretária da mesa da Assembleia da República.
PUB
Antiga dirigente do PS e membro do Conselho de Administração da Fundação Europeia para a Qualidade de Vida, Elisa Damião fez também parte da direção de José Manuel Torres Couto na UGT, na década de 1980.
Enquanto eurodeputada, entre 1999 e 2004, integrou a Comissão de Emprego e Assuntos Sociais e Delegação para as relações com o Canadá.
O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, recordou a antiga dirigente da UGT como uma "sindicalista de exceção" que conciliava a firmeza pelas convicções com o "permanente respeito" pela democracia.
PUB
"A notícia da morte de Elisa Damião causou-me uma profunda tristeza. Elisa Damião era uma mulher de elevada estatura civíco-moral e ao longo da sua vida prestou inestimáveis serviços à democracia portuguesa", disse o socialista Francisco Assis, numa mensagem enviada à agência Lusa.
O antigo eurodeputado recorda Elisa Damião pela "retidão do caráter e a capacidade de conciliar a firmeza das suas convicções com uma atitude de permanente respeito democrático pelos seus adversários", apresentando à sua família as "sentidas condolências".
O presidente do CES descreve a antiga dirigente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e antiga deputada do PS como uma "sindicalista de exceção" e uma "deputada dotada de grande brilho" com quem teve "a honra de conviver".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais UGT Elisa Maria Ramos Damião União Geral de Trabalhadores CES Conselho Económico e Social Francisco AssisMais lidas
O Negócios recomenda