Novo presidente da Fed quer reduzir taxas de juro, garante Trump

"O senhor Warsh quer, certamente, reduzir as taxas [de juro]. Há muito que o observo", afirmou o Presidente dos EUA, na Casa Branca, algumas horas após ter comunicado a escolha do novo presidente da Fed. Warsh substituirá o atual presidente, Jerome Powell, quando o seu mandato terminar em maio.
Trump insiste numa política monetária mais flexível
Evan Vucci / AP
Lusa 19:47

O Presidente dos EUA, Donald Trump, defendeu esta sexta-feira que o novo líder da Reserva Federal norte-americana (Fed) quer, certamente, reduzir as taxas de juro.

"O senhor Warsh quer, certamente, reduzir as taxas [de juro]. Há muito que o observo", afirmou Trump, na Casa Branca, algumas horas após ter comunicado a escolha do novo presidente da Fed.

PUB

Warsh substituirá o atual presidente, Jerome Powell, quando o seu mandato terminar em maio. Trump escolheu Powell para liderar a Fed em 2017, mas nos últimos meses tem feito várias críticas ao responsável por não cortar as taxas de juros com rapidez suficiente.

"Conheço Kevin há muito tempo e não tenho dúvidas de que será lembrado como um dos 'GRANDES' presidentes da Fed, talvez o melhor", publicou hoje Trump na plataforma Truth Social, acrescentando que é "perfeito para o papel e nunca vai desiludir."

A nomeação, que requer confirmação do Senado, representa um regresso para Warsh, de 55 anos, que foi membro do conselho da Fed de 2006 a 2011.

PUB

Warsh foi o governador mais jovem da história quando foi nomeado aos 35 anos e atualmente é membro da Hoover Institution, de tendência conservadora, e professor na Stanford Graduate School of Business.

Durante o seu mandato como governador, Warsh opôs-se a algumas das políticas de baixas taxas de juros que a Fed adotou durante e após a crise de 2008, mas, mais recentemente, em discursos e artigos de opinião, o responsável afirmou que apoia taxas mais baixas.

Pub
Pub
Pub