Paulo Portas: "Pacote financeiro para os bancos portugueses é suficiente"

Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que a banca portuguesa dispõe de almofada suficiente para absorver ondas de choque da reestruturação da dívida grega.
Eva Gaspar 25 de Outubro de 2011 às 11:27

Falando na comissão parlamentar de Assuntos Europeus, em véspera de uma cimeira europeia que se espera possa virar uma página decisiva na crise do euro, Paulo Portas reconheceu que a inevitabilidade de uma reestruturação da dívida "não terá consequências positivas" para a Grécia, que verá as perspectivas de financiamento e de crescimento ainda mais degradadas, e que as ondas de choque serão sentidas mais além, obrigando à recapitalização de bancos europeus.

PUB

No caso de Portugal, o ministro referiu a "vantagem" de o programa de assistência financeira acordado com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional prever, dentro dos 78 mil milhões de euros, um "montante significativo" - 12 mil milhões - que "é suficiente para essas necessidades de recapitalização" da banca portuguesa.

Sobre a cimeira de amanhã, Paulo Portas optou por um discurso defensivo, sublinhando que é preciso que os líderes e as instituições europeus estejam à altura das circunstâncias e que será "preocupante" se este encontro redundar num novo impasse.

PUB

"Espero que não se terminem reuniões de alto nível sob a forma de impasse ou de incerteza", afirmou, parecendo temer a possibilidade de voltarem a surgir, como no passado, "acordos que depois são muito difíceis de concretizar e de aplicar".

Essa eventualidade foi hoje admitida pela líder parlamentar da União Social-Cristã da Baviera (CSU), partido que integra o governo de Angela Merkel

PUB

Gerda Hasselfeldt afirmou em, em Berlim, que a cimeira de amanhã não fechará um acordo sobre a alavancagem do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), apenas os grandes princípios. Os respectivos detalhes deverão ainda ser discutidos no G20 de 3 de Novembro, em Cannes, dado que se trata também de aumentar o envolvimento do FMI e de outras potências.

Saber mais sobre...
Saber mais cimeira euro bancos Grécia recapitalização
Pub
Pub
Pub