PJ realiza buscas contra corrupção nos portos para entrada de cocaína na Europa

PJ adianta que operação Porthos "investiga a beneficiação de organizações criminosas dedicadas à exportação de elevadas quantidades de cocaína a partir da América Latina".
Polícia Judiciária PJ
Sérgio Lemos / Cofina Media
Lusa 25 de Fevereiro de 2025 às 12:22

A Polícia Judiciária (PJ) está esta terça-feira a realizar buscas na área metropolitana de Lisboa, e em Setúbal, Sines e Leiria por suspeitas de corrupção nos portos visando a entrada na Europa de cocaína da América Latina, anunciou a instituição.

Em comunicado, a PJ adianta que operação Porthos "investiga a beneficiação de organizações criminosas dedicadas à exportação de elevadas quantidades de cocaína a partir da América Latina".

PUB

"Estas organizações criminosas usam os portos marítimos nacionais como porta de entrada de produtos estupefacientes no continente europeu, dissimulados em diversos produtos acondicionados em contentores", acrescenta a instituição.

A investigação resulta da cooperação policial internacional e em causa estão suspeitas de corrupção ativa e passiva, tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais.

Segundo a CNN Portugal, a PJ suspeita de que funcionários da Autoridade Tributária nas alfândegas terão sido subornados pelo Primeiro Comando da Capital, do Brasil, e cartéis colombianos para deixar passar a droga.

PUB

No terreno, estão 150 inspetores e peritos da PJ e quatro magistrados do Ministério Público.

Pub
Pub
Pub