Portugal vai bater recorde de fundos europeus em 2023

Os valores a receber dão uma média de 21,7 milhões de euros por dia a entrar em Portugal de fundos europeus.
metro do porto
Nuno Fonseca/Movephoto
Negócios 24 de Outubro de 2022 às 09:02

O ano de 2023 vai bater os recordes no lucro de fundos europeus a chegar a Portugal, avança a edição do Jornal de Notícias desta segunda-feira.

De acordo com o jornal, nas previsões que o Governo inscreveu na proposta do Orçamento do Estado para 2023, o saldo positivo nas transferências entre Portugal e o orçamento europeu é de 7.924 milhões ao longo de 2023. Este valor dá uma média de 21,7 milhões por dia, que servem para impulsionar o investimento público.

PUB

No total, diz o JN, Bruxelas vai transferir 10 449 milhões de euros para Portugal em 2023, aos que se desconta o que Portugal paga para o orçamento europeu, de 2525 milhões – chegando ao saldo positivo é de 7924 milhões. A maior parcela de fundos chega através da execução do Portugal 2020.

Entre novas linhas e aquisição de frota, o investimento na ferrovia deverá ser o que absorve maiores parcelas destes fundos europeus. 

Pub
Pub
Pub