Portugal está entre Kuwait e Cazaquistão no índice de liberdade económica
Segundo a fundação americana, Portugal atinge em 2013 uma pontuação de 63.1 no máximo de 100 quando o líder Hong-Kong chegou aos 89.3 pontos.
PUB
"A classificação de Portugal é essencialmente a mesma do ano passado e conseguiu ganhar alguns pontos devido ao controle da despesa e ao combate à corrupção, mas que foram ofuscados pela diminuição ao nível da liberdade monetária e do trabalho", refere o relatório.
Em termos europeus, Portugal ocupa o 31.º posto em 43 países e a sua pontuação geral está acima da média mundial e a Heritage Foundation ressalta que o país, "num ambiente económico e político desafiador", tem vindo a sofrer os necessários ajustamentos estruturais.
PUB
"Os esforços em curso têm-se centrado na redução do sector público ineficiente e de grandes dimensões, uma melhor gestão das finanças públicas e na venda das empresas estatais", adianta o documento, acrescentando que foram adoptadas reformas significativas no mercado de trabalho, "incluindo legislação para melhorar a flexibilidade do tempo de trabalho e reduzir as indemnizações".
PUB
Para o futuro, o Heritage Foundation destaca uma economia em recessão "pelo terceiro ano consecutivo", sendo que o Governo "enfrenta obstáculos significativos em seguir as medidas chave", perspectivando fraco crescimento.
Em comparação com os países em resgate na zona euro, Portugal está bem pior que a Irlanda (11.º) e bem melhor que a Grécia (117.º) e quando comparado com os países do Sul, Espanha supera Portugal no posto 46.º, enquanto que Itália está abaixo no lugar 83.º.
PUB
Comparando com os países de língua portuguesa, Portugal só é batido por Cabo Verde (65.º), já que Brasil (100.º), Moçambique (123.º) e Guiné-Bissau (138.º) estão piores classificados.
PUB
De notar ainda que Angola (158.º), São Tomé e Príncipe (153.º) e Timor-Leste (166.º) estão no grupo dos países em que o Heritage Foundation considera existir repressão na liberdade económica, onde o último classificado é a Coreia do Norte (177.º).
Esta listagem é ainda dividida em cinco escalas de liberdade económica: liberdade total, liberdade, liberdade moderada, pouca liberdade e liberdade repressiva.
PUB
Para além do líder Hong-Kong, o segundo posto é ocupado por Singapura, seguido de Austrália, Nova Zelândia e Suíça.
Mais lidas
O Negócios recomenda