Presidência portuguesa da UE assume redacção do novo Tratado

A presidência portuguesa da União Europeia poderá organizar, no segundo semestre do ano, uma conferência de Governos dos 27 para redigir um novo Tratado.
Negócios 26 de Março de 2007 às 07:55

A presidência portuguesa da União Europeia poderá organizar, no segundo semestre do ano, uma conferência de Governos dos 27 para redigir um novo Tratado.

A revelação foi feita ontem pela chanceler alemã, Angela Merkel, numa conferência de imprensa que se seguiu à cerimónia solene, em Berlim, do 50º aniversário da assinatura dos Tratados de Roma, fundadores da actual UE, na qual os líderes europeus se comprometeram a adoptar um novo Tratado até 2009.

PUB

A chanceler afirmou que a presidência alemã vai "fazer todos os possíveis" para, até à Cimeira de Junho, "estabelecer um roteiro" que fixe as grandes etapas para se chegar a um novo Tratado. "Se (a cimeira) responder às condições desejadas, poderá representar o ponto de partida de uma conferência inter-governamental", para a qual a presidência portuguesa "poderá preparar-se", anunciou.

Sustentando que é necessário "moldar, a cada passo e ao ritmo dos tempos, a configuração política da Europa", os líderes europeus indicam na "Declaração de Berlim", ontem proclamada, que, 50 anos volvidos sobre a assinatura dos Tratados de Roma, os une "o objectivo de, até às eleições para o Parlamento Europeu de 2009, dotar a União Europeia de uma base comum e renovada". Esta foi a forma encontrada pela presidência alemã para "contornar" o termo "Constituição", praticamente condenado desde a rejeição do Tratado Constitucional pela França e Holanda em referendos realizados em 2005.

Pub
Pub
Pub