Presidente da República pode adaptar agenda mas "continuará a exercer funções plenamente"
O chefe da Casa Civil do Presidente da República, Fernando Frutuoso de Melo, admitiu esta madrugada de terça-feira que o chefe de Estado poderá fazer "uma adaptação da agenda" nos próximos tempos, mas "continuará a exercer funções plenamente".
Frutuoso de Melo falava aos jornalistas no Hospital de São João, no Porto, após ter terminado a cirurgia a que foi submetido Marcelo Rebelo de Sousa e que "correu bem", segundo uma nota da Presidência da República e a equipa hospitalar.
PUB
Depois de a equipa médica ter aconselhado uma diminuição do ritmo do Presidente da República nas próximas duas semanas, os jornalistas questionaram o chefe da Casa Civil sobre as adaptações necessárias na agenda de Marcelo Rebelo de Sousa.
"O senhor Presidente já queria discutir isso agora, eu é que o convenci a discutir isso amanhã (terça-feira). É óbvio que a agenda de amanhã e depois (terça e quarta-feira) está cancelada, depois veremos", afirmou Frutuoso de Melo, afastando qualquer necessidade de substituição de Marcelo Rebelo de Sousa.
Segundo a Constituição, se existisse um impedimento temporário do Presidente da República, as suas funções seriam assumidas pelo Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco.
PUB
"O que está previsto é a substituição em caso de incapacidade do Presidente. Não é o caso, ele está perfeitamente capaz. Já esteve a discutir assuntos comigo, já queria rever a agenda", explicou o chefe da Casa Civil.
Fernando Frutuoso de Melo reiterou que "a operação correu muito bem, a equipa foi fantástica, correu tudo muito bem".
"O sr. Presidente se tiver que fazer alguma adaptação na agenda, fará, mas continuará a exercer as suas funções plenamente", disse.
PUB
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi operado na segunda-feira à noite a uma hérnia e a cirurgia correu bem, informou uma nota de Belém poucos minutos antes da meia-noite de segunda-feira.
"A intervenção cirúrgica a que foi submetido o Presidente da República já terminou e correu bem. O Presidente da República já está acordado e bem-disposto", revelou a nota, antes das declarações da presidente do hospital e da cirurgiã principal.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi admitido hoje no Hospital de São João, no Porto, depois de se ter sentido indisposto, na sequência de uma paragem de digestão, tinha indicado a Presidência da República, ao início da noite de segunda-feira.
PUB
Marcelo Rebelo de Sousa, 76 anos, presidiu durante a manhã de hoje, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, às comemorações de homenagem aos Heróis da Restauração e da Guerra da Aclamação, que celebra o restabelecimento da independência nacional em 1640, e seguiu depois para as cerimónias fúnebres do antigo presidente da Mota-Engil, António Mota.
No sábado, o Presidente da República visitou ao fim do dia o Banco Alimentar Contra a Fome, em Alcântara, Lisboa.
Saber mais sobre...
Saber mais Medicina cirúrgica Profissionais de saúde Funeral e serviço fúnebre Cerimónia Marcelo Rebelo de Sousa Casa Civil Fernando Frutuoso de Melo São João da Terra Nova Lisboa Porto Mota-Engil AlcântaraMais lidas
O Negócios recomenda