Produtividade dos serviços em Portugal é 45,8% da média da UE
Portugal apresentava em 2000 a mais baixa produtividade no sector de serviços, quando comparado com os seus parceiros comunitários. Enquanto em Portugal, em média uma hora trabalhada rendia às empresas de serviços 11 euros, entre os Quinze a cifra mais que duplicava, atingindo 24 euros, revela hoje o Eurostat.
A produtividade dos serviços portugueses era, assim, 45,8% da média comunitária.
PUB
Com excepção dos Correios e Telecomunicações, dos Transportes Aéreos e das Actividades de Arrendamento, em todos os segmentos do sector de serviços Portugal apresenta as mais baixas produtividades, medidas pelo valor acrescentado por hora trabalhada.
O Luxemburgo (32 euros), a Suécia (31), a Alemanha e a Dinamarca (ambos com 29 euros) eram os países com melhor desempenho. Muito abaixo da média, mas mesmo assim bem à frente de Portugal, encontravam-se a Espanha (15 euros) e a Itália (18 euros). Para a Grécia não são fornecidos números.
O mau desempenho de Portugal é especialmente acentuado no comércio retalhista, onde uma hora trabalhada rendia às empresas do sector 6 euros, quando em média na União Europeia esse rácio atinge 16 euros.
PUB
A importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda