PS exige ao Governo que deixe cair acordo com o Chega para revisão da lei das rendas
O secretário-geral do PS afirmou esta segunda-feira ter garantias de que o PSD fará a revisão constitucional com os socialistas e exigiu ao Governo que deixe cair o acordo com o Chega na revisão da lei das rendas.
Estas posições foram assumidas por José Luís Carneiro após o discurso de António José Seguro no encerramento da cerimónia, depois de confrontado com a saudação feita pelo chefe de Estado à aproximação entre o executivo PSD/CDS e PS para a viabilização do Orçamento do Estado para 2027.
PUB
José Luís Carneiro começou por elogiar a intervenção do Presidente da República e procurou acentuar a ideia de que o PS defende a estabilidade política e, como tal, nunca permitiria que o país caísse numa crise política na atual conjuntura.
Sobre a viabilização da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2027, declarou: "Temos garantias de que o Governo fará com o PS a revisão da Constituição".
"A Constituição defende valores que hoje estamos a assinalar, nomeadamente o direito à habitação, o direito à saúde, o direito ao trabalho digno, o direito a uma condição de vida digna. A Constituição é uma tradução concreta de opções de vida em comum e da nossa casa comum que faz com que a nossa comunidade nacional queira continuar a ser uma democracia qualificada, a responder a condições de vida dignas para as pessoas", realçou.
PUB
José Luís Carneiro mudou depois o tema e lançou um repto ao PSD, que, na semana passada, no Parlamento, anunciou um acordo com o Chega para a revisão da lei do arrendamento.
"Exijo ao Governo que deixar cair na Assembleia da República o acordo que fez com o Chega. Um acordo que lança particularmente os mais idosos e os mais jovens em condições de grave precariedade quanto às rendas e quanto à segurança de ter uma casa para realizar o seu projeto de vida futuro. Essa é uma exigência fundamental", salientou.
O líder socialista defendeu que tem "propostas alternativas para garantir segurança aos proprietários e também segurança aos inquilinos".
PUB
"Assim o Governo queira aceitar as propostas que o PS apresentou na Assembleia da República", acrescentou, já depois de ter elogiado o discurso feito pelo Presidente da República na sessão solene comemorativa da implantação da República em Portugal, na Praça do Município, em Lisboa, na qual também esteve presente o primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Saber mais sobre...
Saber mais Presidência da República Presidente da República Constituição Partido Socialista CHEGA Partido Social Democrata José Luís Carneiro Lisboa Praça do Município Portugal António José Seguro Luís MontenegroO apelo está lá. E os partidos?
Uma desculpa inaceitável
Mais lidas
O Negócios recomenda