Quebra dos preços atraiu mais portugueses ao cinema, teatro e concertos

Em 2010, os preços dos bilhetes do cinema, teatro e concertos caíram e mais pessoas assistiram a estes espectáculos. Os museus continuaram a atrair milhões, embora aqui os preços tenham subido.
Marlene Carriço 29 de Dezembro de 2011 às 12:06

Os portugueses viram mais filmes na grande tela e assistiram mais a concertos no ano passado. De acordo com os dados compilados pelo INE hoje divulgados, houve um aumento de 5,4% no número de espectadores nos cinemas face a 2009 e um aumento de 0,2% no número de pessoas a assistir a espectáculos ao vivo.

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) evidenciou, em 2010, face ao ano anterior, uma diminuição de 2,6% dos preços nos bilhetes de cinema, teatro, concertos e similares. Bem como uma diminuição de 11,7% nos preços do equipamento para recepção, registo e reprodução de imagem.

PUB

Talvez por isso, tenha havido uma maior afluência de espectadores. No caso do cinema 16,6 milhões de pessoas assistiram às sessões, num total de 82,2 milhões de euros de receitas de bilheteira. Face ao ano anterior, verificou-se um aumento de 5,4% nos espectadores e 11,4% nas receitas de bilheteira. No que toca aos espectáculos ao vivo, houve 10,2 milhões de espectadores a assistir, dos quais 4,6 milhões pagaram bilhete, gerando receitas no valor de 85,2 milhões de euros. Face a 2009, verificaram-se aumentos de 0,2% no número de espectadores e 35,8% nas receitas de bilheteira

Nos museus, os preços subiram

Pelo contrário, registou-se um aumento 2,5% dos preços das entradas dos museus, monumentos históricos e outros serviços culturais. Mesmo assim, 13,8 milhões de pessoas visitaram em 2010 museus, Jardins Zoológicos, Botânicos e Aquários.

PUB

As filas para os cinemas, teatros ou museus deverão contudo diminuir já a partir do início do próximo ano, uma vez que o IVA vai aumentar de 6% para 13% nas actividades culturais.

Saber mais sobre...
Saber mais cultura cinema museus
Pub
Pub
Pub