Inflação em Portugal cai para valores negativos pela primeira vez desde 2015
Os preços no consumidor em Portugal caíram em julho face ao mesmo mês do ano passado, segundo os dados preliminares revelados esta quarta-feira, 31 de julho, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Siginifica isto que a taxa de inflação caiu para valores negativos este mês, o que acontece pela primeira vez desde fevereiro de 2015.
PUB
De acordo com a primeira estimativa do INE para este mês, o índice de preços no consumidor (IPC) passou de uma subida homóloga de 0,4% em junho para uma descida de 0,3% em julho, uma evolução justificada sobretudo pela queda dos preços de restaurantes e hotéis.
Além disso, acrescenta o INE, também a redução da taxa de IVA aplicada à eletricidade e ao gás natural contribuiu para a diminuição desta taxa.
PUB
PUB
A inflação subjacente – que exclui os preços mais voláteis dos produtos alimentares não transformados e energéticos – caiu de 0,6% em junho, para -0,1% este mês.
Em relação ao mês passado, o índice de preços no consumidor desceu 1,3%, depois de ter ficado inalterado em junho.
PUB
Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, o indicador utilizado pelo Eurostat para comparar a evolução dos preços nos vários Estados-membros, passou de uma subida de 0,7% em junho para uma queda de 0,7% em julho.
Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de julho serão publicados no próximo dia 12 de agosto.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda