Roland Berger negoceia com bancos criação da agência de "rating" europeia

A Roland Berger Strategy Consultants confirmou hoje que está em negociações com diversos bancos europeus para criar a primeira agência de 'rating' europeia.
Lusa 19 de Janeiro de 2012 às 13:04

O objectivo, segundo anunciou em comunicado e como avançava já hoje o Diário de Notícias, é alcançar os 300 milhões de euros previstos para constituir o seu capital social até ao final do primeiro trimestre, pelo que a consultora estratégica está em conversações com várias instituições financeiras da União Europeia e da Suíça com esse propósito.

"Estamos a convidar instituições financeiras de todos os grandes centros, de modo a que o 'road show' e processo de comunicação possa ter início no próximo trimestre", explicou o senior partner da Roland Berger Strategy Consultants, Markus Krall, no comunicado.

PUB

Para este especialista, "a vantagem da ampla representação da indústria de serviços financeiros europeia, com bancos, companhias de seguros e investidores institucionais envolvidos no consórcio fundador, permitirá reforçar a credibilidade da nova instituição e diversificar a base de investidores, reduzindo a probabilidade de potenciais conflitos de interesse".

A nova agência de 'rating' europeia irá operar com "um modelo de custo eficiente" desenvolvido e aprovado pelo sector bancário, esclarece em comunicado.

Entretanto, todo o processo de 'rating' será transformado para garantir maior transparência, avançando ainda que será criada uma plataforma 'online' na qual todas as agências podem publicar suas avaliações, explicou a consultora.

PUB

Nas próximas semanas a Roland Berger irá contactar os líderes das principais instituições financeiras portuguesas para uma troca de impressões por forma a avaliar o interesse das mesmas em participar na agência.

A Roland Berger Strategy Consultants, fundada em 1967 em Munique, é a maior empresa europeia de consultadoria estratégica e uma das maiores a nível mundial com 2.500 funcionários espalhados por 45 escritórios e com presença em 33 países em todo o mundo.

Saber mais sobre...
Saber mais Roland Berger agência de "rating" europeia
Pub
Pub
Pub