Seis condenados por evasão fiscal em transacções com Deutsche Bank
De acordo com a Bloomberg, o objectivo era conseguir fugir ao Imposto de Valor Acrescentado (IVA) num esquema construído nas negociações de certificados de emissão de carbono. Registaram-se perdas no valor de 300 milhões de euros em fugas praticadas entre Agosto de 2009 e Abril de 2010.
PUB
O referido tribunal alemão considera que o Deutsche Bank, o banco que comprou os certificados, deveria ter conhecimento da ilegalidade dos negócios, segundo a agência de informação financeira.
Nesse sentido, o banco colocou de parte 310 milhões de euros para o caso de o Estado querer recuperar os impostos entretanto perdidos.
Os seis homens, com idades compreendidas entre 27 e 66 anos, enfrentam agora penas de prisão entre três anos e sete anos e 10 meses.
PUB
Segundo a Reuters, o esquema construído baseava-se na compra de certificados de emissões de um país da União Europeia sem o pagamento de IVA para depois serem vendidos noutro país. Nessa altura, os anteriores compradores que passavam a vendedores acrescentavam o IVA ao preço de venda.
Saber mais sobre...
Saber mais evasão fiscal Alemanha Deutsche Bank certificados de emissão de carbonoA importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda