Tarifas: Indonésia vai importar mais petróleo e produtos agrícolas dos EUA
O ministro da Economia da Indonésia, Airlangga Hartarto, disse esta quarta-feira que a petrolífera estatal e empresas agrícolas assinaram acordos para comprar mais produtos dos Estados Unidos.
Hartarto, que se encontra em Washington para negociações comerciais, disse à agência de notícias France-Presse que a petrolífera indonésia Pertamina assinou um acordo para aumentar as compras de energia aos Estados Unidos, sem fornecer mais detalhes.
PUB
As empresas agrícolas Sorini Agro Asia Corporindo e FKS assinaram também memorandos de entendimento para aumentar as compras de produtos norte-americanos, principalmente de milho.
O ministro não divulgou o valor dos acordos assinados em Washington, mas na semana passada indicou que as empresas indonésias se comprometeriam a desembolsar um total de 34 mil milhões de dólares (29 mil milhões de euros).
A Embaixada da Indonésia em Washington informou que os acordos foram assinados durante reuniões realizadas na terça-feira.
PUB
"Das reuniões resultaram vários acordos comerciais, como se comprova pela assinatura de vários memorandos de entendimento, abrindo caminho a novas oportunidades de cooperação e aprofundando os laços económicos bilaterais", afirmou a embaixada.
A empresa alimentar norte-americana Cargill confirmou em comunicado que a lista de documentos assinados incluía um memorando de entendimento para a compra de milho.
No início da semana, a Indonésia tinha anunciado que vai importar pelo menos um milhão de toneladas de trigo norte-americano por ano, durante os próximos cinco anos, no valor de 1,25 mil milhões de dólares (1,07 mil milhões de euros).
PUB
Segundo dados oficiais dos Estados Unidos, o país teve um défice comercial de 17,9 mil milhões de dólares (16,2 mil milhões de euros) com a Indonésia em 2024, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior.
Na segunda-feira, o Presidente norte-americano, Donald Trump, disse na sua rede social, Truth Social, que tinha enviado cartas a 14 países a avisar que os Estados Unidos iriam impôr tarifas adicionais, entre 25% e 40%, a partir de 01 de agosto.
No caso da Indonésia, a taxa alfandegária seria de 32%.
PUB
Após a pausa aplicada em abril por Trump às chamadas "tarifas recíprocas", que causaram pânico nos mercados financeiros, a Casa Branca anunciou a suspensão das sobretaxas e a negociação de novos pactos comerciais até 09 de julho.
Saber mais sobre...
Saber mais Acordos comerciais Tarifas Produtos agrícolas Agricultura Estados Unidos Washington D.C. Donald Trump Airlangga Hartarto Pertamina CargillMais lidas
O Negócios recomenda