Tony Blair apela aos alemães para que salvem o euro

O antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair apelou aos alemães, numa coluna de opinião publicada hoje no jornal alemão Bild, para que salvem o euro, mesmo à custa de um compromisso desagradável.
Lusa 30 de Julho de 2012 às 01:09

"Abandonar o euro agora seria catastrófico, sobretudo economicamente, não apenas politicamente", adverte.

Tony Blair reconhece que se exige muito aos alemães: "Financiar os mecanismos de resgate, aceitar uma inflação (mais forte) e atestar as dívidas dos países que não fizeram as reformas necessárias".

PUB

Mas, para o antigo primeiro-ministro britânico, a Alemanha não tem outra escolha que não a de aceitar "uma forma de agregação da dívida", enquanto os países em crise devem aceitar as reformas e aplicá-las de acordo com um calendário preciso e realista.

A opinião pública alemã é bastante hostil em relação às medidas adoptadas para tentar ajudar os países da zona euro em dificuldades, sobretudo os do Sul: Grécia, Portugal e Espanha.

O jornal Bild é regularmente porta-voz da larga franja de eurocépticos com alguns artigos provocadores.

PUB

De acordo com uma sondagem publicada na edição de domingo daquele diário, 51 por cento dos alemães (contra 29 por cento) consideram que o primeiro poder económico europeu estaria melhor sem o euro, e 71 por cento exigem que a Grécia saia da zona euro, caso não cumpra as metas de austeridade.

Saber mais sobre...
Saber mais Tony Blair Alemanha euro
Pub
Pub
Pub