Trump nomeia investidor Scott Bessent como secretário do Tesouro

Multimilionário que lidera o "hedge fund" Key Square foi o escolhido pelo Presidente norte-americano para secretário do Tesouro, equivalente ao ministro das Finanças. Bessent foi um dos seus principais conselheiros económicos na campanha republicana.
Alex Brandon
Negócios 23 de Novembro de 2024 às 11:06

O investidor Scott Bessent, que lidera o "hedge fund" Key Square Group e foi um dos principais conselheiros económicos da campanha de Donald Trump foi o escolhido para o cargo de secretário do Tesouro, o equivalente em Portugal a ministro das Finanças, avançam os meios de comunicação norte americanos. 

PUB

Na agenda do novo responsável estarão os aumentos de tarifas alfandegárias e cortes de impostos prometidos por Trump e Scott Bessent é também conhecido por defender a desregulamentação da economia,  reduções nos subsídios públicos ou um aumento da produção interna de energia. É, igualmente, um defensor do controlo político sobre a Reserva Federal e um adepto das criptomoedas.

Scott Bessent, 62 anos, trabalhou com George Soros - de quem foi durante vários anos o principal gestor financeiro - e Trump refere-se a ele como "um dos homens mais brilhantes de Wall Street" e "respeitado por todos". Sucede a Janet Yellen, responsável pelas Finanças no Executivo de Biden.

PUB

Natural da Carolina do Sul, Bessent é casado com o ex-procurador de Nova Iorque John Freeman, com quem tem dois filhos. A nomeação terá ainda de ser validada e confirmada pelo Senado e Scott Bessent será o primeiro membro assumidamente gay num executivo republicano.

 

PUB
Pub
Pub
Pub