Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Uma vaga anunciada

25.01.2023

Uma vaga gigantesca de inovação e mudança social está em marcha. Não se trata apenas de mais um desenvolvimento tecnológico ou de um produto inovador. A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia genérica, a entrar numa fase crítica, com potencial para transformar a vida em sociedade.

O último inimigo

28.12.2022

Podes ser especialista, estar preparado e convicto, focado e determinado, até ter sorte aqui ou ali, mas, um dia, vai correr mal, não consegues. E depois, dias, meses ou anos, também não. No trabalho, num novo projecto, num passeio, num jogo de futebol, nada mais vai ser como foi. O tempo passou, o mundo mudou. Outros, com menos esforço e doutras formas, conseguem mais.

A megatendência

23.11.2022

Da revolução industrial à inteligência artificial, passando pela eletricidade e pela Internet, as grandes reconfigurações da sociedade não se fazem apenas do trabalho e nas organizações, mas na dinâmica social em geral, nos efeitos planeados, e sobretudo não planeados, do impacto das novas tecnologias ou inovações.

Não vem nos livros

27.10.2022

O que não vem nos livros é o que é novo, singular, que está a fazer a diferença e ainda não foi estudado. Trata-se de conhecimento gerado pelos melhores dos melhores, no seu esforço diário de inovar, melhorar e aprender.

Se a juventude soubesse

28.09.2022

Do lado do desabafo está a idade, o acumular de experiência e conhecimento, mas de quem já não tem a energia de outrora nem a sensação de imortalidade dos 20 anos. Sabe, talvez, mas já não pode.

Redefinir o sucesso

25.08.2022

Por um lado, muita gente não está de facto a viver esta crise global como a crise grave, que por todo o lado se anuncia. Por outro lado, não pode deixar de constatar-se a emergência e um novo quadro cultural e geracional que, entre outros aspectos, redefinirá radicalmente a noção de sucesso profissional e social.

O que muda o mundo

27.07.2022

Acreditar em teorias da conspiração, fake news e histórias infundadas, para muitos, é ser especial, é ser diferente. É uma porta de saída para a complexidade e ambiguidade do mundo. Por outro lado, quanto mais estudos e melhor formação escolar uma pessoa tiver, menos acreditará naquelas histórias.

O contrário da incerteza

29.06.2022

Uma das reacções usuais à incerteza é a paralisia – não agir, por medo ou excesso de análise, ou ambos. Três aspectos, importantes no dia-a-dia profissional, são essenciais numa resposta eficaz: a urgência, a decisão e a liderança. Trata-se de três perspectivas sobre um mesmo fenómeno: o agir que faz a diferença.

Psique digital

20.05.2022

No online, a comunicação é um caudal de imagens e de sons em actualização permanente. Para ficar na mesma, onde estou e quem sou, é preciso clicar, actualizar, reagir, ver de novo. No entanto, e paradoxalmente, neste ambiente imagético, o texto, breve e sintético, tornou-se uma vantagem.

Transformação digital social

12.05.2022

Uma das maiores mudanças da transformação digital em curso é a forma como as gerações mais novas estão atentas e actuam no dia-a-dia. Em geral, quanto mais novo, mais internet e mais emocionalidade. Em geral, também quantos mais estudos e rendimento uma pessoa tiver, mais usará a Internet.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio