UE/Cimeira: Passos Coelho já se reuniu com Van Rompuy e Durão Barroso
Antes do arranque formal da cimeira, que poderá prolongar-se pelo fim de semana, Herman Van Rompuy e José Manuel Durão Barroso recebem cada um dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, tendo o presidente do Conselho previsto elaborar após estas consultas uma nova versão da proposta que os líderes começarão a negociar à noite.
Portugal considera inaceitável a última proposta de Van Rompuy, que prevê cortes na ordem dos 80 mil milhões de euros, comparativamente à proposta inicial da Comissão Europeia para o envelope financeiro global, e reduções na ordem dos 17 por cento nos fundos comunitários, tendo a seu lado os restantes 14 Estados-membros que pertencem ao grupo dos "amigos da coesão".
PUB
Na quarta-feira, Pedro Passos Coelho garantiu, num debate na Assembleia da República, que Portugal terá uma "visão realista" e não rígida, para viabilizar um acordo entre os 27.
"A proposta formulada pela presidência do Conselho é, a todos os títulos, inaceitável para Portugal", pelo que "bloquearia uma decisão do Conselho que tivesse essa proposta como resultado final", afirmou o primeiro-ministro.
Além do encontro com os presidentes do Conselho e da Comissão, Pedro Passos Coelho tem, para já, previstos seis encontros bilaterais com outros líderes europeus, designadamente, os primeiros-ministros da Polónia, Donald Tusk, da República Checa, Petr Necas, de Itália, Mario Monti, e de Espanha, Mariano Rajoy.
PUB
Pedro Passos Coelho vai ainda reunir-se com o presidente francês, François Hollande, e com a chanceler alemã, Angela Merkel, além de participar numa reunião dos 15 líderes dos países "amigos da coesão".
Mais lidas
O Negócios recomenda