pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Antiga fábrica de chocolate vai dar lugar a um dos três hotéis do cipriota Bohopo no Porto

O grupo sedeado em Chipre tem em desenvolvimento três projetos hoteleiros no centro da cidade Invicta, um dos quais, situado na Rua Formosa, com 43 quartos, será construído pela MAP Engenharia.

10:31

Com três hotéis em operação em Atenas e dois em Bruxelas, o grupo cipriota Bohopo tem em desenvolvimento outra unidade hoteleira na capital belga, uma em Milão e três no centro da cidade do Porto.

Apresentando-se como um grupo que adquire, moderniza, reposiciona e reaproveita imóveis obsoletos nos principais centros urbanos europeus, transformando-os em hotéis boutique “de alta qualidade”, um dos projetos em curso do Bohopo no Porto irá surgir na Rua Formosa, ocupando o lugar de uma antiga fábrica de chocolate.

“O projeto prevê a demolição integral do edifício existente, à exceção da fachada que será preservada, e a construção de raiz de uma nova estrutura, com uma área bruta de construção de cerca de 2.500 metros quadrados”, revela a MAP Engenharia e Construção, a empresa que ganhou a adjudicação desta obra, em comunicado.

Localizado a escassos metros do Mercado do Bolhão e da Avenida dos Aliados, as obras de construção do novo hotel boutique, com a assinatura do arquiteto Sebastião Moreira, “arranca nos próximo meses” e terá 43 quartos.

“Trata-se de uma intervenção no centro histórico do Porto, numa zona de enorme valor patrimonial e turístico, onde muitos edifícios se encontram em avançado estado de degradação. Participar ativamente na recuperação e valorização desta malha urbana é para nós uma responsabilidade, mas também uma oportunidade de deixar uma marca positiva e duradoura na cidade”, enfatiza José Rui Meneses e Castro, Co-CEO do MAP Group, grupo que integra a MAP Engenharia e Construção.

“Sentimo-nos confiantes de que este hotel marcará positivamente a nova dinâmica da Rua Formosa e do centro histórico do Porto”, remata Minas Terlidis, cofundador e CEO do grupo Bohopo, que tem dois outros projetos hoteleiros em desenvolvimento na cidade Invicta, um com 29 quartos e outro com 22.

Fundada em janeiro de 2013 por dois colegas de curso na licenciatura em Engenharia Civil (1996-2001) no Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, Diogo Guerra Abecasis e José Rui Meneses e Castro, aos quais se juntou no ano seguinte a “holding” de investimento e capital de risco The Edge, a MAP Engenheira transformou-se, no final do ano passado, em MAP Group, que contempla seis áreas de negócio.

No seu currículo, o grupo liderado por Abecasis e Castro apresenta empreendimentos como o condomínio residencial Jardins Altear, em Lisboa, o Carmo Convent Hotel, em Évora, a construção da primeira faculdade privada de Medicina para a Universidade Católica, e a fábrica de queijo Vale da Estrela, em Mangualde, criada por Jorge Coelho, o histórico dirigente socialista falecido há quatro anos.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio