Luís Filipe Menezes assina entendimento com o árabe Fahad Al-Jubair
A 13 de janeiro do ano passado, numa cerimónia em Lisboa apadrinhada pelo ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, e o então presidente da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP), Luís Filipe Menezes, era assinado o quadro estratégico de cooperação entre a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), o Portugal-Saudi Business Council (PSBC) e a Federação das Câmaras de Comércio da Arábia Saudita.
No dia seguinte, Menezes teve uma reunião com o então presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, para falar sobre projetos e investimentos árabes no Norte do país, que contou com uma delegação de empresários árabes liderada pelo empresário Alwalid Al-Baltan, presidente do Conselho Empresarial Luso-Saudita.
PUB
Nessa altura, o antigo presidente do PSD sugeriu a empresários árabes que investissem na reconversão da antiga refinaria da Petrogal, em Matosinhos, desativada desde 2021 e cuja demolição arrancou em 2023.
Entretanto, Rui Moreira deixou a autarquia, sucedendo-lhe no cargo Pedro Duarte, e Menezes regressou à liderança da Câmara de Gaia, deixando a cadeira da presidência da CCIAP entregue a Rui Gomes da Silva, antigo ministro Adjunto de Santana Lopes e padrinho de casamento de André Ventura.
Três meses depois de ter trocado a CCIAP pela autarquia gaiense, e quando uma comitiva de empresários e decisores públicos da Arábia Saudita andam a percorrer Portugal – numa visita que começou na passada segunda-feira e decorre até ao próximo domingo –, Menezes vai assinar amanhã, 23 de janeiro, um memorando de entendimento com Fahad bin Mohammed Al-Jubair, o seu homólogo da Câmara da Província Oriental, a maior do país em área e a terceira mais populosa.
PUB
O protocolo de cooperação institucional entre a autarquia gaiense e a Câmara da Província Oriental da Arábia Saudita, que será assinado nos Paços do Concelho de Gaia, visa “servir os seus interesses mútuos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades”.
“Os objetivos do presente memorando são os seguintes: Reforçar a cooperação e a troca de boas práticas no âmbito da atividade municipal; desenvolver as capacidades institucionais e técnicas dos municípios; apoiar o planeamento urbano sustentável e o desenvolvimento de cidades inteligentes; incentivar o investimento municipal qualificado e sustentável; promover parcerias entre os setores público e privado; e reforçar a inovação e a transformação digital nos serviços municipais”, lê-se no documento, a que o Negócios teve acesso.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Antigo jogador Negócio Investimentos Cerimónia Luís Filipe Menezes Portugal Província Oriental Arábia Saudita Rui Moreira Edifício da Câmara Municipal do Porto Petrogal Partido Social DemocrataO silêncio na era do ruído
Inadmissível demagogia
Mais lidas
O Negócios recomenda