pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Câmara de Lisboa quer passes gratuitos para jovens e idosos já este ano. E desconto de 50% no estacionamento

O executivo de Carlos Moedas acredita que a medida tem condições para estar no terreno até ao final de 2022. As negociações ainda decorrem com a entidade gestora dos transportes da Área Metropolitana de Lisboa. Desconto de 50% no estacionamento também avança.

DR
05 de Janeiro de 2022 às 17:37

A Câmara de Lisboa acredita que os passes gratuitos para jovens até aos 23 anos e para idosos residente da cidade poderão avançar já este ano, estando neste momento a decorrer negociações com a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) para que a medida inclua todos os operadores e não apenas a Carris.

"A vontade do Executivo é que seja adotada pela TML", assumiu o vice-presidente da autarquia, Filipe Anacoreta Correia, na apresentação do orçamento da câmara para 2022, lembrando que o que "estava refletido no programa eleitoral era para os jovens dos 13 aos 18 e estudantes residentes em Lisboa até aos 23 anos".

De acordo com o orçamentado, o projeto terá um custo de 12 milhões de euros, caso seja implementado em todos os operadores da TML. "Do ponto de vista técnico era possível implementar só com a Carris", respondeu Anacoreta Correia quando questionado sobre a possibilidade de avançar apenas com a empresas municipal de transportes, sublinhando que o "teria um impacto orçamental muito inferior".

No entanto, o vice-presidente da autarquia sublinhou que "o empenho da Câmara Municipal de Lisboa é fazer com que essa medida seja possível através da TML, sobretudo uma preocupação de promoção do modelo que foi encontrado para a solução de transportes na cidade de Lisboa", frisou. "O valor que referi está pensado para uma solução através da TML e para todos os operadores de transportes públicos e há condições para implementar durante este ano", acrescentou.

Desconto de 50% no estacionamento também avança

Foi outras das promessas eleitorais de Carlos Moedas que também avança: o desconto de 50% no estacionamento para os residentes da cidade.

"Corresponde ao que foi anunciado e que foi o compromisso anunciado e estamos em condições para implementar o desconto de 50% nas tarifas da cidade de Lisboa", garantiu o vice-presidente da autarquia. 

A medida vai custar cerca de 2,5 milhões de euros, pelas contas da Emel, com impacto no mesmo montante no orçamento da Câmara, faltando ainda conhecer ao detalhe como vai funcionar a medida que apenas se destina apenas aos moradores da cidade.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio