Actividade económica cresce pelo quarto mês consecutivo
O indicador coincidente da actividade do Banco de Portugal aumentou 0,7% em Maio, registando assim o quarto aumento consecutivo. A melhoria deste indicador verifica-se desde Dezembro, depois de vários meses, em 2014, em que se verificou uma deterioração.
PUB
Já o indicador de consumo privado registou um aumento de 1,7%, em Maio, o que corresponde a um abrandamento face a mês anterior, altura em que o indicador cresceu 1,8%. Ao contrário do indicador de actividade económica, o consumo privado tem verificado uma perda de dinamismo nos últimos nove meses. Entre Março e Novembro de 2014 este indicador registou aumentos de, pelo menos, 2%, tendo desde então vindo a abrandar o ritmo de crescimento.
PUB
Estes indicadores apontam assim para que a economia nacional esteja a fortalecer-se, ainda que não seja através do consumo das famílias.
Os últimos dados sobre o produto interno bruto (PIB) nacional referem-se ao primeiro trimestre do ano, com o INE a revelar que a economia cresceu 1,5%, em termos homólogos, o que corresponde ao maior crescimento desde o terceiro trimestre de 2010, e expandiu-se 0,4% em cadeia.
Saber mais sobre...
Saber mais actividade económica conjuntura consumo privado gastos das famílias Banco de Portugal INEA importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda