Actividade económica em Portugal melhora pelo segundo mês
A economia portuguesa está a dar sinais de alguma recuperação, de acordo com os indicadores de coincidentes do Banco de Portugal revelados esta sexta-feira, 16 de Setembro.
PUB
O indicador aumentou 0,5% em Agosto, depois de em Julho ter subido 0,3% e de em Junho ter estabilizado num crescimento de 0,2%. A leitura de 0,5% em Agosto é a mais elevada desde Março e sugere uma recuperação na economia portuguesa, que tem vindo a abrandar nos últimos trimestres.
PUB
O PIB de Portugal cresceu 0,9% no primeiro trimestre e repetiu o desempenho no segundo trimestre, prolongando a tendência de abrandamento da economia que se começou a notar na última metade de 2015.
PUB
Ainda esta quinta-feira o Conselho de Finanças Públicas cortou as perspectivas para a economia portuguesa este ano, estimando que o crescimento ficará pelos 1% em 2016 e nunca ultrapassará os 1,5% até ao final da década.
PUB
Também ontem o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, considerou que se está a registar uma "aceleração no crescimento", referindo que os dados do terceiro trimestre desde ano são "muito positivos".
Estimativas recentes do Montepio apontam para um crescimento em cadeia do PIB entre 0,2% e 0,4% no terceiro trimestre.
PUB
Quanto ao consumo privado, o indicador do Banco de Portugal continua a apontar para um abrandamento. Registou em Agosto um crescimento de 1,6%, abaixo da taxa registada em Julho (1,8%).
Esta evolução sinaliza uma travagem no consumo das famílias, sendo que crescimento registado em Agosto foi o mais baixo desde Dezembro de 2013.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Banco de Portugal Conselho de Finanças Públicas Manuel Caldeira Cabral actividade económicaMais lidas
O Negócios recomenda