Basta declaração de honra de quebra de rendimentos para evitar cortes em serviços essenciais
Os consumidores que não consigam pagar as suas contas de bens essenciais e não queiram ver os serviços de água, luz ou telecomunicações cortados devem remeter aos fornecedores uma declaração sob compromisso de honra que ateste a quebra de rendimentos causada pela covid-19. Depois de o Parlamento ter prolongado até ao final de setembro a proibição de cortes nos serviços de Assim, quem quiser beneficiar dessa possibilidade deve remeter Estas regras aplicam-se também a quem quiser terminar unilateralmente um contrato de telecomunicações ou apenas suspendê-lo temporariamente. A demonstração da quebra de rendimentos - que tem de ser igual ou superior a 20% - "é
PUB
Estas regras aplicam-se também a quem quiser terminar unilateralmente um contrato de telecomunicações ou apenas suspendê-lo temporariamente.
Para o cálculo dos rendimentos é considerado: o valor mensal bruto (no caso de rendimentos de trabalho dependente); a faturação mensal bruta (no caso de rendimentos de trabalho independente); a pensão mensal bruta (no caso de rendimentos de pensões); o valor mensal de prestações sociais recebidas de forma regular; os valores de outros rendimentos recebidos de forma regular ou periódica.
PUB
São admissíveis os seguintes documentos: recibos de vencimento ou por declaração da entidade patronal (rendimento dependente); documentos emitidos pelas entidades pagadoras ou por outros documentos que evidenciem o respetivo recebimento, nomeadamente obtidos dos portais da Autoridade Tributária e Aduaneira e da Segurança Social (nos restantes casos).
Estas regras entram em vigor amanhã, terça-feira, 23 de junho, e produzem efeitos até 30 de setembro de 2020.
Saber mais sobre...
Saber mais covid-19 rendimentos questões sociais pobreza consumo serviços essenciais política sociedade criseMais lidas
O Negócios recomenda