BCE revê em alta previsões para o PIB e desce inflação
O Banco Central Europeu decidiu melhorar as suas projecções para o crescimento da economia europeia, depois de uma primeira metade do ano marcada por um crescimento "sólido". No entanto, a valorização do euro levou a instituição a descer as estimativas para o crescimento da inflação.
PUB
A instituição liderada por Mario Draghi prevê que o produto interno bruto (PIB) da Zona Euro cresça 2,2% em 2017, quando antes antecipava um crescimento de 1,9%, mantendo as projecções de uma subida de 1,8% e 1,7% em 2018 e 2019, respectivamente.
Já as projecções para a inflação permaneceram de 1,5% para 2017, enquanto, para 2018, o BCE estima que o índice de preços do consumidor atinja 1,2%, o que compara com a previsão anterior de 1,5%.
PUB
"Comparado com as projecções macroeconómicas do Eurosistema em Junho, o ‘outlook’ para a inflação foi revisto ligeiramente em baixa, sobretudo a reflectir a recente valorização do euro", explicou Mario Draghi na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do Conselho de Governadores, que terminou esta quinta-feira.
Saber mais sobre...
Saber mais BCE taxas de juro política monetária estímulos euro compra de activos economia inflaçãoA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda