Confiança e expectativa de emprego na Zona Euro sobem em maio
A confiança das empresas e famílias e as expectativas de emprego da Zona Euro recuperaram em maio, embora continuem abaixo da média de longo prazo, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 27 de maio, pela Comissão Europeia.
PUB
De acordo com Bruxelas, o indicador de sentimento económico (ESI, na sigla em inglês) subiu um ponto na Zona Euro para 94,8, depois das quedas registadas nos dois meses anteriores. Apesar da melhoria, o sentimento das empresas e das famílias continuar a estar abaixo da média histórica, de 100.
A melhoria deve-se principalmente à recuperação da confiança no comércio a retalho (+1,4 pontos) e entre os consumidores (+1,4), com uma contribuição moderada da construção (+0,5). Já a confiança nos setores industrial e de serviços manteve-se praticamente estável (+0,2 e -0,3, respetivamente)
PUB
Entre as principais economias da moeda única, destaque para os aumentos em Itália (2,8) e na Alemanha (1,5). Pela negativa, França registou uma forte queda (-3,5).
PUB
As famílias mostraram-se menos pessimistas sobre a economia e recuperação nas expectativas financeiras das famílias e intenção de grandes compras.
Também o Indicador de Expectativas de Emprego (EEI, em inglês) avançou 0,5 pontos na Zona Euro, para 97 pontos. Foi o primeiro aumento após três meses de queda.
PUB
Tal como o ESI, continua a estar abaixo da média histórica de 100.
A recuperação foi impulsionada por planos de contratação no comércio a retalho, com os restantes setores a apresentarem baixos níveis de variação, descreve a Comissão Europeia.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Economia Economia (geral) Confiança do consumidor Economia negócios e finanças Comissão Europeia Itália Bruxelas França AlemanhaQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda