Construção acelera e serviços abrandam no arranque do ano

Dois relatórios do INE apontam para um bom desempenho da economia portuguesa no arranque do ano.
Reuters
Nuno Carregueiro 12 de Março de 2018 às 11:30

O Instituto Nacional de Estatística revelou esta segunda-feira os relatórios com a evolução dos sectores da construção e dos serviços no arranque do ano, mostrando tendências diferentes nos dois indicadores.

PUB

 

O índice que mede a produção na construção cresceu 3% em Janeiro, face ao mesmo mês do ano passado, o que representa o ritmo de crescimento mais rápido desde pelo menos o arranque do ano passado e compara com o aumento de 2,8% registado em Dezembro.

 

PUB

O INE assinala que os dois segmentos da construção tiveram comportamentos distintos, com o crescimento da construção de edifícios a acelerar para 1,9%, enquanto a engenharia civil abrandou para uma taxa de variação 4,7%.

 

O emprego na construção registou em Janeiro um crescimento de 2,2% pelo terceiro mês seguido, enquanto as remunerações cresceram 2,9%, acima do aumento de 1,6% registado em Dezembro.  

PUB

 

O sector da construção continua assim a dar sinais sustentados de retoma, recuperando dos anos de quedas acentuadas durante a crise.

  

PUB

No sector dos serviços o crescimento é mais forte, apesar de ter abrandado em Janeiro. Segundo o INE, o índice de volume de negócios nos serviços apresentou um crescimento homólogo de 6,4% em Janeiro, o que se situa abaixo dos 7,4% registados em Dezembro.

 

Segundo o INE, as secções que mais contribuíram para a variação do índice agregado foram a de comércio por grosso; reparação de veículos automóveis e motociclos e a de transportes e armazenagem.

PUB

 

O crescimento do índice de emprego nos serviços acelerou para 4,7% em Janeiro, enquanto as remunerações deram um salto de 6%.

Pub
Pub
Pub