Crescimento das importações supera o das exportações no último trimestre de 2024
As importações portuguesas de bens cresceram a um ritmo superior ao das exportações no quarto e último trimestre de 2024, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgada esta quarta-feira. Essa evolução põe fim a uma trajetória de sete trimestres consecutivos em que as exportações cresceram a um ritmo mais favorável do que as importações.
PUB
Entre outubro e dezembro, o INE estima que as importações registaram um crescimento homólogo de 5,1%, enquanto as exportações aumentaram 4,1%, em termos nominais (que não excluem os efeitos da inflação). Em comparação com o trimestre anterior, há, no entanto, uma desaceleração. Entre julho e setembro, as exportações tinham crescido 9,7%, enquanto as importações subiram 7%.
O INE destaca, no entanto, que essas variações "refletem, tal como aconteceu no trimestre anterior, acréscimos nas transações de bens com vista a ou na sequência de trabalhos por encomenda, sem mudança de propriedade, embora de menor magnitude".
PUB
Este é o terceiro trimestre consecutivo de aumento das transações de bens (tanto das exportações como das importações), depois de o ano ter arrancado com uma quebra nos dois fluxos de comércio.
PUB
Os últimos dados mensais divulgados pelo INE revelam que, em novembro, as exportações de bens diminuíram, em termos homólogos, 1,8%, depois de terem registado um acréscimo de 17,1% no mês anterior. Já as importações de bens cresceram 4,7%, devido sobretudo ao crescimento das ecomendas. No mês anterior, tinham crescido 7,5%.
PUB
(notícia atualizada às 11:38)
Mais lidas
O Negócios recomenda