França: Governo reconduzido aprova projeto de orçamento na terça-feira

França Insubmissa e União Nacional avançam com moções de censura, com Lecornu dependente dos socialistas para a sobrevivência de novo “governo de missão”. Novo projeto orçamental para 2026 deverá ser aprovado amanhã em Conselho de Ministros.
Nesta segunda-feira, Emmanuel Macron voltou a afastar as chamadas à demissão feitas pela oposição, que quer eleições antecipadas.
Christophe Simon/AP
Maria Caetano 11:32

O primeiro-ministro francês reconduzido, Sébastien Lecornu, prepara-se para uma segunda tentativa de fazer passar as contas do Estado para 2026, com o novo calendário político a impor já a votação de moções de censura apresentadas nesta segunda-feira pela União Nacional (RN) e pela França Insubmissa. A garantia de sobrevivência política do novo Governo no final desta semana está dependente do Partido Socialista, que impõe como condição o afastamento de uma reforma de pensões. Um novo projeto de Orçamento do Estado para 2026 deverá ser aprovado terça-feira em Conselho de Ministros.

Após a divulgação da lista de novos ministros da equipa de Lecornu, conhecida na noite deste domingo, o novo Governo indigitado pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, irá reunir-se ainda nesta segunda-feira para transição de pastas, estando marcada para amanhã, terça-feira, uma primeira reunião de Conselho de Ministros na qual deverá ser aprovado o projeto orçamental com um objetivo de défice inferior a 5% do PIB, de acordo com a informação prestada nesta segunda-feira pela nova porta-voz do Governo, Maud Bregeon, citada na imprensa francesa.

PUB

A proposta orçamental, recorde-se, terá de ser aprovada até ao final do ano, um horizonte distante e que poderá ser afastado ainda nesta semana, perante a votação de moções de censura já confirmadas por parte da RN de Joan Bardella e da França Insubmissa de Jean-Luc Mélenchon.

Foi nomeado um Governo de missão para dotar a França de um orçamento antes do final do ano.
Sébastien Lecornu, primeiro-ministro francês

“Foi nomeado um Governo de missão para dotar a França de um orçamento antes do final do ano. Quero agradecer aos homens e mulheres que livremente se comprometem com este Governo, pondo de parte interesses partidários e pessoais. Só uma coisa importa: os interesses do nosso país”, escreveu o primeiro-ministro reconduzido na rede social X após a divulgação da lista de 34 governantes, na qual se repetem 19 nomes. Roland Lescure volta a ocupar o cargo de ministro das Finanças.

PUB

De acordo com o calendário dado a conhecer nesta segunda-feira, após a reunião do Conselho de Ministros, Lecornu fará uma declaração de política geral no Parlamento francês, na qual será possível avaliar a aproximação às exigências do Partido Socialista, nas mãos do qual se encontra a possibilidade de ultrapassagem do impasse na longa crise política que França atravessa.

Já nesta segunda-feira, Emmanuel Macron voltou a afastar os apelos para que se demita feitos pela oposição, que quer eleições antecipadas. “Nunca se esqueçam que o mandato dado pela população francesa é para servir, para servir e para servir, e para dar respostas às questões dos franceses, e para fazer todo o possível pela independência de França”, afirmou o Presidente francês no Egipto, onde é assinado nesta segunda-feira um cessar-fogo entre Israel e Hamas, de acordo com declarações reproduzidas pelas agências internacionais.

PUB
Pub
Pub
Pub