Inflação nos EUA recua para 4,9% em abril

A inflação nos EUA abrandou de 5% em março para 4,9% em abril, abaixo das expectativas dos economistas.
eua usa bandeira estados unidos
DR
Fábio Carvalho da Silva 10 de Maio de 2023 às 13:48
PUB

Numa análise em cadeia - face ao mês anterior - a subida foi de 0,4%, em linha com as estimativas dos especialistas citados pela Reuters.

Os aumentos nos preços do alojamento, gasolina e veículos usados foram os que mais puxaram pelo índice, tendo sido compensados pela queda dos preços dos novos veículos, restantes combustíveis, comida e casas.

PUB

Por sua vez, a inflação subjacente - que exclui os preços da energia e dos alimentos- cresceu 5,5% em termos homólogos e 0,4% em cadeia.

Em março, o "core" do IPC registou uma variação homóloga de 5,6%, tendo subido 0,4% em cadeia.

PUB

Assim, a inflação voltou a abrandar nos EUA, refletindo o aperto monetário levado a cabo da Reserva Federal (Fed) norte-americana e estando já longe do pico de 9,1% alcançado em junho do ano passado.

Ainda assim, mantém-se distante da meta dos 2% traçada pelo banco central.

PUB

(Notícia em atualizada às 13h54m).

Saber mais sobre...
Saber mais EUA economia negócios e finanças
Pub
Pub
Pub