"O fundamental não é que as vacas voem mas que os portugueses vivam melhor"
O Presidente da República afirmou hoje que o mais importante é que os portugueses vivam melhor e que haja rigor financeiro, apesar de, ao contrário do primeiro-ministro, continuar a não acreditar que as vacas voem.
PUB
À margem de uma visita ao Centro Clínico Académico, nas instalações do Hospital de Braga, questionado, a propósito do aniversário do primeiro ano de Governo, se acredita, tal como António Costa, que as vacas voam, Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se mais terra a terra.
"Isso não acredito. As vacas não voam mas o fundamental não é que as vacas voem mas que os portugueses vivam melhor, que haja rigor financeiro, boas relações com a Europa, haja estabilidade política e social e que haja mais crescimento económico, mais investimento, mais exportações e mais crescimento. Se assim for, isso é bom para Portugal e mesmo que as vacas continuem a não voar", disse.
PUB
"Se os seres humanos que têm os pés assentes na terra viverem melhor, já é um passo importante", considerou.
Em Maio, na apresentação do Simplex+, António Costa desafiou a administração pública a fazer de 2017 "o primeiro ano do papel zero" e de 2018 "o primeiro ano sem viaturas de serviço dentro da cidade" afirmando que "mesmo aquilo que é mais improvável, como seja as vacas voarem, também isso pode não ser verdade e até as vacas podem voar".
PUB
Confrontado com as sondagens que o apontam como o político mais popular de sempre, com taxas de aprovação que rondam os 97%, o Presidente da República respondeu que as sondagens "valem o que valem".
"Tendo durante muito tempo analisado as sondagens, até como professor de Ciência Política, acho que ao fim de oito meses, ou 9 meses, o exercício de um cargo é uma realidade, ao fim de dois anos, três anos, é outra realidade, valem o que valem, é um determinado momento histórico". Respondeu.
PUB
Para Marcelo Rebelo de Sousa, as sondagens não devem condicionar a acção de ninguém.
"A pior coisa que pode haver é uma pessoa determinar o seu comportamento pelas sondagens", avisou.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais António Costa Marcelo Rebelo de Sousa Presidente da República política governo (sistema) executivo (governo) questões sociaisAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda