Portugal é o terceiro país com maior aumento da produção industrial em julho
Foi uma subida em praticamente toda a linha: A produção industrial, ajustada dos fatores sazonais, aumentou em julho face ao mês anterior, tanto na Zona Euro (+1,5%) como na União Europeia (+1,4%).
PUB
Os dados, divulgados pelo Eurostat, mostram que o crescimento da produção industrial em Portugal (3,5%) foi o terceiro maior dos 27 países para os quais são apresentados dados, na comparação com o mês anterior. À frente fica apenas a Bélgica (5%) e a Irlanda (7,8%, na estimativa do próprio país).
Em sentido inverso, as maiores descidas em termos mensais foram registadas na Lituânia (-2%), Eslovénia (-1,8%) e Croácia (-1,6%).
"Em julho de 2021, na Zona Euro, comparando com junho de 2021, a produção de bens não duradouros cresceu 3,5%, a de bens de capital aumentou 2,7% e a de bens duradouros e intermédios subiu 0,4%, enquanto a produção de energia caiu 0,6%", detalha o Eurostat.
PUB
Já em termos anuais homólogos, a produção industrial em Portugal esteve em contraciclo. A produção industrial na Zona Euro cresceu 7,7%, e na União Europeia subiu 8,3%, enquanto em Portugal estagnou (-0,1%), de acordo com os dados publicados, esta quarta-feira, pelo gabinete de estatísticas europeu.
Saber mais sobre...
Saber mais Portugal Eurostat Zona Euro economia negócios e finanças macroeconomia União Europeia produção industrialMais lidas
O Negócios recomenda