Conjuntura Atividade económica estabiliza em outubro

Atividade económica estabiliza em outubro

O indicador do Banco de Portugal revela uma estabilização da atividade económica em outubro. O mesmo aconteceu com o indicador do consumo privado, que registou o mesmo ritmo de crescimento pelo quarto mês consecutivo.
Atividade económica estabiliza em outubro
Sara Antunes 22 de novembro de 2019 às 13:06

A atividade económica e o consumo privado estabilizaram em outubro, de acordo com os dados do Banco de Portugal divulgados esta sexta-feira, 22 de novembro.

 

O indicador coincidente de atividade económica cresceu 2%, uma variação idêntica à observada em setembro, mês em que se verificou um abrandamento do ritmo de crescimento.

 

Já o indicador de consumo privado aumentou 2,5%, valor que se verifica desde julho. Apesar desta estabilização, este nível de crescimento é o mais elevado desde o verão do ano passado.


Estes são dos primeiros dados sobre o início do quarto trimestre do ano, depois de na semana passada terem sido conhecidos os dados do produto interno bruto (PIB) do terceiro trimestre do ano. A economia portuguesa cresceu 1,9% no terceiro trimestre deste ano, face ao mesmo período do ano passado. O número iguala o crescimento do segundo trimestre, mas representa uma desaceleração face ao andamento médio da primeira metade do ano.

Para o conjunto do ano, o Governo está à espera de um crescimento de 1,9%, em linha com as previsões do FMI e do Conselho das Finanças Públicas.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI