Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança das famílias portuguesas está a subir há três meses

Os indicadores que medem a confiança dos consumidores e dos empresários aumentaram em junho, prosseguindo a recuperação que já se tinha observado em maio.

Negócios jng@negocios.pt 27 de Junho de 2019 às 10:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O indicador de confiança dos consumidores, calculado pelo Instituto Nacional de Estatística, subiu em junho pelo terceiro mês consecutivo, mostrando que o otimismo das famílias portuguesas continua a recuperar de cinco meses em queda.

 

Segundo o INE, o índice melhorou em junho para -8,3, face aos -9 registados em maio. Está agora no mesmo nível registado em fevereiro, sendo que a recuperação deste mês "resultou do contributo positivo de todas as componentes, perspetivas relativas à evolução futura da situação económica do país e da realização de compras importantes e saldos das opiniões e das expectativas sobre a situação financeira do agregado familiar, em particular nos dois primeiros casos".

 

Além das famílias, também os empresários mostram-se mais otimistas neste mês de junho. O indicador de clima económico subiu para 14,5, uma décima acima do registo de maio. Foi assim o segundo mês consecutivo de aumentos neste indicador que mede a confiança dos empresários portugueses.

 

Segundo o INE, os indicadores de confiança aumentaram na indústria transformadora, na construção e obras Públicas e nos serviços, tendo estabilizado no comércio.

 

A economia portuguesa acelerou o crescimento para 1,8% no primeiro trimestre e segundo a estimativa do ISEG, deverá manter este ritmo no segundo trimestre do ano.

 
Na Zona Euro o indicador do sentimento económico (que mede confiança das famílias e empresários) recuou em junho, anunciou a Comissão Europeia.

Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional de Estatística confiança famílias empresas
Mais lidas
Outras Notícias