pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Confiança e expectativa de emprego na Zona Euro sobem em maio

Em maio, os consumidores e retalho puxam pela confiança da Zona Euro. Retalho também deu gás às expectativas de emprego. Índices da Comissão Europeia ainda estão abaixo da média histórica.

união europeia zona euro europa bandeira
união europeia zona euro europa bandeira DR
27 de Maio de 2025 às 10:57

A confiança das empresas e famílias e as expectativas de emprego da Zona Euro recuperaram em maio, embora continuem abaixo da média de longo prazo, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 27 de maio, pela Comissão Europeia.

De acordo com Bruxelas, o indicador de sentimento económico (ESI, na sigla em inglês) subiu um ponto na Zona Euro para 94,8, depois das quedas registadas nos dois meses anteriores. Apesar da melhoria, o sentimento das empresas e das famílias continuar a estar abaixo da média histórica, de 100. 

A melhoria deve-se principalmente à recuperação da confiança no comércio a retalho (+1,4 pontos) e entre os consumidores (+1,4), com uma contribuição moderada da construção (+0,5). Já a confiança nos setores industrial e de serviços manteve-se praticamente estável (+0,2 e -0,3, respetivamente)

Entre as principais economias da moeda única, destaque para os aumentos em Itália (2,8) e na Alemanha (1,5). Pela negativa, França registou uma forte queda (-3,5). 

As famílias mostraram-se menos pessimistas sobre a economia e recuperação nas expectativas financeiras das famílias e intenção de grandes compras.

Também o Indicador de Expectativas de Emprego (EEI, em inglês) avançou 0,5 pontos na Zona Euro, para 97 pontos. Foi o primeiro aumento após três meses de queda.

Tal como o ESI, continua a estar abaixo da média histórica de 100. 

A recuperação foi impulsionada por planos de contratação no comércio a retalho, com os restantes setores a apresentarem baixos níveis de variação, descreve a Comissão Europeia. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio