Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Economia europeia manteve forte crescimento no final de 2017  

A economia da Zona Euro abrandou ligeiramente no último trimestre de 2017, mas manteve uma taxa de crescimento robusta.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 30 de Janeiro de 2018 às 10:09

O produto interno bruto da Zona Euro cresceu 0,6% nos últimos três meses de 2017, contra o terceiro trimestre, sendo que na comparação com o mesmo período de 2016 o crescimento foi de 2,7%.

Os dados foram anunciados esta manhã pelo Eurostat e saíram em linha com as estimativas dos economistas. Apesar do crescimento ter sido ligeiramente inferior ao verificado no terceiro trimestre (crescimento de 0,7% em cadeia e 2,8% em termos homólogos), estes dados confirmam a evolução positiva da economia europeia, que manteve um forte ritmo de crescimento no final de 2017.

A Bloomberg assinala que este é já o 19.º trimestre de expansão da economia da Zona Euro, que no conjunto do ano passado registou um crescimento de 2,5%. Um valor que representa um ritmo de crescimento superior ao que era esperado no arranque do ano passado e o melhor resultado desde a crise financeira de 2008.

Apesar de o Eurostat ter revelado apenas os dados para o conjunto da Zona Euro, vários países já revelaram os dados preliminares para a evolução do PIB. A Alemanha terá sido um dos motores da região, sendo que também a França e a Espanha deram um contributo sólido para a expansão da Zona Euro.

A economia francesa cresceu 1,9% no ano passado, o que apesar de permanecer abaixo da média do euro, representa o ritmo mais acelerado desde 2011.

 

Já a economia espanhola cresceu 0,7% no quarto trimestre de 2017 e 3,1% no conjunto do ano.   

 

Em Portugal o INE ainda não publicou os dados do PIB do quarto trimestre, sendo que as previsões dos economistas apontam para um crescimento em linha com o registado na Zona Euro (2,7%), o que representa o ritmo mais elevado da década.


(notícia actualizada às 10:18 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Eurostat Zona Euro PIB Eurostat
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio