Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Exportações portuguesas com o quarto maior crescimento da Zona Euro

O crescimento também acentuado das importações provocou um aumento do défice comercial de Portugal.  

Bruno Simão
Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 16 de Maio de 2017 às 12:51
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O crescimento das exportações foi um dos factores que mais impulsionou a economia no primeiro trimestre e os dados revelados esta terça-feira pelo Eurostat mostram que Portugal conseguiu um dos melhores desempenhos entre os países da Zona Euro no comércio com o exterior.

 

Segundo o gabinete de estatística da Comissão Europeia, as exportações de mercadorias em Portugal atingiram 14 mil milhões de euros no primeiro trimestre, o que representa um crescimento de 18% face ao período homólogo. Este aumento foi sustentado sobretudo pelo crescimento de 21% nas exportações para fora da UE, sendo que as exportações intra-comunitárias aumentaram 16%.

 

No primeiro trimestre e tendo em conta apenas os países da Zona Euro, melhor do que Portugal apenas três países: Chipre (+51%), Grécia (+20%) e Finlândia (+18%).   

Na Zona Euro o crescimento das exportações foi de 13%, abaixo do registado nas importações (14%).

 

As importações em Portugal também cresceram de forma acentuada no primeiro trimestre, o que justifica o facto de o défice da balança comercial ter aumentado 200 milhões de euros para 2,6 mil milhões de euros.

 

As compras de bens ao exterior aumentaram 15% no primeiro trimestre, o que representa a sexta taxa mais elevada entre os países do euro.

 

Tendo em conta apenas o mês de Março, as exportações portuguesas aumentaram 5,2%, mais do que duplicando a taxa de crescimento da União Europeia (2,2%).

 

A Zona Euro fechou o mês de Março com um excedente comercial de 30,9 mil milhões de euros, acima dos 28,2 mil milhões do mesmo mês do ano passado. 

Ver comentários
Saber mais Eurostat Comissão Europeia exportações importações
Mais lidas
Outras Notícias