Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal foi o segundo país da UE onde o desemprego mais recuou

A taxa de desemprego em Portugal já está mais de 1,5 pontos percentuais abaixo da média da Zona Euro.

Miguel Baltazar/Negócios
Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 31 de Julho de 2018 às 10:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

A descida da taxa de desemprego em Portugal, no mês de Junho, foi a segunda mais forte entre todos os países da União Europeia quando comparada com o mesmo mês do ano passado, de acordo com os dados do Eurostat revelados esta terça-feira, 31 de Julho.

Tal como o INE já tinha revelado ontem, a taxa de desemprego estimada para Portugal no mês passado é de 6,7%, o que representa o nível mais reduzido desde Outubro de 2002. Em Junho do ano passado a taxa de desemprego em Portugal era de 9,1%, sendo que esta descida de 2,4 pontos percentuais é a segunda mais acentuada entre todos os países da UE. Só no Chipre a descida foi mais forte (caiu de 11% para 8,2%).

Com a taxa de desemprego e descer de forma mais acentuada em Portugal, a taxa já está 1,6 pontos percentuais abaixo da média da Zona Euro, quando no ano passado estava em níveis superiores.

Na Zona Euro a taxa de desemprego ficou estável em Junho nos 8,3%, o que representa o nível mais reduzido desde Dezembro de 2008. Na União Europeia a taxa também estabilizou em 6,9%, pelo que a taxa de desemprego em Portugal também já é inferior à média da UE.

Portugal está a meio da tabela dos países da UE, com uma taxa mais reduzida que a Lituânia e acima da Suécia. A Republica Checa (2,4%) e a Alemanha (3,4%) são os países da UE com as taxas de desemprego mais baixas, enquanto os níveis mais elevados continuam s fazer-se sentir na Grécia (20,2% em Abril) e Espanha (15,2%).

As estimativas do Eurostat apontam para a existência de 17,1 milhões de pessoas sem emprego na Zona Euro, sendo que no espaço de um ano este número baixou em 1,146 milhões.

 

Ver comentários
Saber mais desemprego eurostat Portugal zona euro União Europeia
Mais lidas
Outras Notícias