Incidência da covid subiu em 123 concelhos e caiu em 102. Veja no mapa como está o seu
Clique para ver
A incidência da pandemia aumentou no período de 6 a 19 de maio face ao registado nas duas semanas terminadas a 12 de maio em 123 dos 308 concelhos de Portugal. Já em 102 municípios a situação epidemiológica melhorou e nos restantes 83 manteve-se inalterada, revelam os dados divulgados esta sexta-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS).
PUB
Para efeitos do plano de desconfinamento, há quatro concelhos de Portugal Continental acima do limiar de 240 casos por 100 mil habitantes em 14 dias, que, assim, caso permaneçam nesse patamar na avaliação da próxima semana, poderão ser forçados a recuar para uma fase anterior do desconfinamento. Os municípios em causa são Arganil, Montalegre, Odemira e Golegã. Ainda acima dos 240 casos estão os concelhos açorianos de Ribeira Grande e Nordeste, mas o plano de desconfinamento não se aplica nas regiões autónomas.
PUB
No boletim hoje divulgado, a DGS dá conta também de 15 municípios que apresentam uma incidência acima dos 120 casos por 100 mil habitantes mas inferior a 240. Destes, 10 situam-se no Continente - Albufeira, Castelo de Paiva, Fafe, Lagoa, Lamego, Oliveira do Hospital, Santa Comba Dão, Tavira, Vila do Bispo e Vila Nova de Paiva. Nas ilhas, estão nesta situação os municípios madeirenses de Funchal, Ponta do Sol e Ribeira Brava e os açorianos Lajes das Flores e Vila Franca do Campo.
PUB
Em 81 concelhos, ou 26,3% do total, não foi registado qualquer caso de infeção nestes 14 dias.
Ribeira Grande com mais novos casos do que o PortoLisboa é o concelho com maior número de novas infeções - 601 -, sendo também o município mais populoso do país.
PUB
Já Ribeira Grande, que tem apenas 32.811 residentes, registou 203 novas infeções, a que corresponde a maior taxa de incidência do país, superando concelhos com bem mais população como o Porto (162 casos), Braga (161) ou Sintra (157).
Saber mais sobre...
Saber mais DGS Portugal Direção-Geral de Saúde Porto Ribeira Grande covid Lisboa concelhosMais lidas
O Negócios recomenda