Infarmed deteta venda ilegal de testes covid nas farmácias

Várias farmácias já foram apanhadas a vender testes rápidos de antigénio para a covid-19. A Autoridade do Medicamento tem feito ações de fiscalização, optando apenas pela advertência.
receitas eletrónicas, SNS, farmacêuticos, farmácias, medicamentos
Negócios 15 de Fevereiro de 2021 às 09:05

As farmácias estão proibidas de vender ao público testes rápidos de covid-19, mas vários estabelecimentos estão a fazê-lo e a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) também já detetou a comercialização desses "kits" à margem da lei, estando a advertir os infratores.

PUB

 

A notícia é avançada pelo JN esta segunda-feira, 15 de fevereiro. O Infarmed tem tomado "as ações necessárias para que a farmácia cesse essa prática", reconhecendo, porém, que "até agora, poucas foram as farmácias notificadas nesse sentido". A Associação Nacional de Farmácias diz desconhecer a venda destes testes.

PUB

 

Por outro lado, a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, contabiliza que só 373 das cerca de 3.000 farmácias espalhadas pelo país é que estão habilitadas a realizar testes feitos por um profissional de saúde, algo que passou a ser permitido desde meados de dezembro mediante alguns requisitos.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais saúde farmácias covid-19 testes rápidos
Pub
Pub
Pub